Skip to content

Água limpa e saneamento

Água limpa e saneamento

Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência

A água é a fonte de vida. Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. A escassez de água afeta mais de 40% das pessoas. Em 2050, projeta-se que pelo menos uma em cada quatro pessoas sofrerá de cortes recorrentes de água. Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência.
Mesmo sabendo de todos esses aspectos benéficos proporcionados por esse recurso natural, o homem, através de suas atividades econômicas e industriais, está alterando drasticamente a quantidade e, principalmente, a qualidade da água disponível na Terra.

Poluição hídrica

A poluição hídrica é causada pelo lançamento de efluentes industriais, agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos nos cursos d’água, ou seja, procedimentos oriundos das atividades humanas. Proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água é essencial.
No Brasil o problema da contaminação das águas por esgoto é extremamente relevante, e dificilmente os municípios conseguem atingir as metas legais de saneamento. A poluição por esgoto ocasiona inúmeros impactos negativos para os ecossistemas aquáticos, contaminando águas de lençóis subterrâneos. Muitas doenças estão associadas aos ambientes insalubres por conta da poluição das águas por esgoto.
O acesso a água é um dos serviços essências a serem prestados ao cidadão, sendo protegido por um dos princípios pilares da Constituição Brasileira, que é o Princípio Constitucional da Dignidade Humana. A Constituição também atribui ao Município, o dever de proteção ao meio ambiente e combate à poluição, além de promoção de melhorias das condições habitacionais e de saneamento básico.

Biorremediação

Neste contexto, podemos fazer uso da BIORREMEDIAÇÃO – técnica ecologicamente sustentável que utiliza microrganismos funcionais para degradar, transformar ou remover contaminantes de uma matriz ambiental.

Biorremediação

Livre de riscos, ecologicamente correto e viável economicamente.